Você Sabia?

Origem do brinde no casamento

O brinde é um costume universal que transcende culturas e uma das tradições mais antigas do mundo. Brindar significa beber como forma de honrar, felicitar alguém, ou comemorar conquistas. Seja com espumante, vinho, suco ou até refrigerante, o que vale mesmo é celebrar os momentos especiais.

Essa tradição se tornou um dos momentos mais aguardados nas celebrações de casamentos, mas sua origem não é clara. Alguns acreditam que esse costume teve início na antiguidade com os gregos e os fenícios, que erguiam suas taças para o alto como oferenda aos deuses. Já outros mantém a crença de que tudo começou com os romanos, que ao brindar derramavam um pouco de bebida no chão para saciar a sede dos deuses. Essa última possibilidade assemelha-se ao que chamamos no Brasil de “dar um gole para o santo”.

A terceira possibilidade remonta a época das guerras na Grécia Antiga, quando era comum selar acordos de paz com brindes. Durante o ato, os cálices deveriam se chocar um contra o outro no momento do brinde a ponto de ocorrer uma troca de gotas das bebidas entre eles. A morte por envenenamento era algo muito comum e, por isso, a troca de goles era uma forma de transmitir confiança e provar que a bebida que estava sendo oferecida era segura. É daí que vem o hábito de desejar “saúde”.

Para Dionísio, deus grego do vinho, o tilintar dos cálices era uma maneira de desfrutar de todos os 5 sentidos durante a degustação da bebida já que evocava a audição, e não mais apenas o tato, visão, olfato e paladar.

Durante muitos anos, o brinde com espumante era realizado apenas entre os noivos, mas hoje em dia também pode acontecer entre o casal e seus pais, padrinhos ou ainda entre o casal e todos os convidados. Os noivos são livres para escolher!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *