Dica do Mestre

O menino que descobriu o vento

O filme é uma produção da Netflix inspirada no livro autobiográfico “The boy who harnessed the wind”, que conta a história real do jovem africano William Kamkwamba. A história se passa em Malawi, um dos países mais pobres do sudeste da África, que ao enfrentar uma forte seca deixa inúmeras famílias com a renda comprometida, uma vez que a maioria sobrevive da agricultura, como é o caso da família de Kamkwamb.

Diante das dificuldades, e mesmo não podendo mais frequentar o ambiente escolar devido à falta de recursos financeiros para pagar as mensalidades, o protagonista insiste em buscar e utilizar uma das armas mais importantes e transformadoras do mundo, o conhecimento. Para ele, ir à escola era a chance que tinha para mudar de vida, principalmente a situação em que os seus pais, amigos e demais habitantes de sua região se encontravam. Os fatores que o impediam de dar continuidade a sua educação formal não o fizeram desistir de estudar. Com alguns livros de ciência encontrados na biblioteca da vila em que morava, aprendeu sobre engenharia, e com um pouco de sucata, ele conseguiu construir uma turbina eólica para gerar energia e um sistema de bombeamento de água movido pela luz solar. E foi com essa determinação que William tentou alcançar esse objetivo que se destinava apenas ao seu bem estar ou de sua família, mas de todos.

Mas quais as lições que podemos tirar do filme?

Essa emocionante história nos mostra o valor e o poder da educação, nos incentiva a buscar conhecimento em prol do aperfeiçoamento e aprimoramento, não apenas profissional, mas pessoal. Ademais, também nos ensina a aproveitar as oportunidades e acreditar em nós mesmos. E por fim, outra coisa que podemos aprender com Kamkwamb é, não usar desculpas, mas dar o nosso melhor com o que temos em mãos e ir adiante.

Veja o que a especialista Carol Ribeiro disse sobre:

— “Uma história real de superação, um dos filmes mais lindo que vi em 2019”

Além da pipoca e de um aconchegante lugar no sofá, separe uma caixinha com lenços, para secar as lágrimas. Acredite, você irá precisar!

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *