Você Sabia?

Origem do Valentine’s Day

14 de fevereiro é a data mais romântica do mundo, pois comemora-se o Valentine’s Day em homenagem ao bispo São Valentim. Esse dia é conhecido por nós brasileiros como o “Dia dos Namorados”, e envolve muita troca de presentes, amor e carinho entre os casais. E para expressar todo romantismo que cerca essa celebração, as pessoas apostam em decorações nas cores rosa e vermelho, com muitos corações, flores e cupidos.

A história conta que na época do reinado de Claudio II, as celebrações de casamento foram proibidas, pois acreditava-se que os soldados teriam um maior e melhor desempenho nos combates se estivessem solteiros, sem qualquer tipo de vínculo. Não seguindo as ordens do imperador romano, por acreditar que a união de um casal era benção de Deus, o bispo continuou celebrando casamentos em segredo. Essa oposição o levou a condenação de morte, e enquanto estava na prisão aguardando o cumprimento da sentença, ele conheceu a filha do carcereiro e ambos se apaixonaram. Pouco antes da sua morte, ele escreveu uma carta para amada onde assinou como “de seu Valentim”. E assim deu origem ao costume da entrega de cartões, mas a data só foi oficializada alguns séculos depois, pelo papa Gelásio. Algumas correntes acreditam que essa data comemorativa é derivada de um antigo festival romano conhecido por Lupercália.

Por fim, cada cultura atribuiu características próprias na forma de comemorar o Valentine’s Day. Nos EUA, por exemplo, essa celebração ganhou um sentido mais amplo, podendo ser expressado um amor não romântico, onde não apenas os casais trocam declarações e presentes, mas também amigos, familiares, conhecidos etc. Já no Japão, é comum que as pessoas se presenteiem com chocolates, e celebrem em duas etapas: no dia oficial são as mulheres que presenteiam, e só em 14 de março, os homens retribuem os mimos. Existem chocolates para cada tipo de relação: o Honmei para os apaixonados, Giri para colegas de trabalho, chefes, clientes etc; e o Tomo para amigos. O que podemos percebemos é que independente da maneira que seja celebrado, o objetivo desse evento sempre será o mesmo, celebrar o amor.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *