Você Sabia?

Handfasting

Handfasting é um antigo ritual celta e significa “atar de mãos” . Apesar de ser mais popular nas cerimônias wicca ou pagãs, tem conquistado inúmeros casais ao redor do mundo e pode ser realizado em casamentos fora da igreja ou ser incluído em cerimônias em que os noivos são de religiões diferentes.

Embora não tenha cunho religioso, existem alguns critérios essenciais para a sua realização como, por exemplo, ser realizado ao ar livre para manter conexão direta com a natureza como de costume na cultura celta.

Nesse ritual, as mãos do noivo e da noiva são amarradas com cordão ou fita para simbolizar a união de duas vidas. Os celtas acreditavam que essa união ia além do corpo material, e que o casal poderia se encontrar na eternidade e se converter em uma só alma. O rito geralmente é realizado antes dos votos, os noivos devem se posicionar um de frente para o outro com as mãos entrelaçadas e puxar lentamente seus braços para desfazer as voltas do cordão formando um nó ou símbolo do infinito. Em seguida partilham o pão e bebem vinho da mesma taça.

Contrário a esse rito, existe o Handparting que é uma cerimônia de separação de mãos realizada quando o amor se torna mais fraternal e opta-se pelo divórcio. Nesse rito, o casal expressa o desejo de gratidão pelo tempo partilhado e demonstra respeito ao outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *