Você Sabia?

Joota Chupai

No tradicional casamento hindu é comum que o noivo use um belíssimo sapato bordado chamado joota, e após a cerimônia de Baraat participe do ritual Joota Chupai, também conhecido por “Joota Chori”, que é quando a família do noivo e da noiva se juntam para realizar travessuras.

O Joota Chupai começa no momento em que o noivo se prepara para se dirigir ao Mandap, uma espécie de tenda sustentada por 4 pilares onde é realizada a cerimônia dos votos. Antes de entrar no local, uma das primeiras coisas que ele tradicionalmente deve fazer é retirar os seus sapatos, e nesse instante as parentes da noiva (irmãs, primas, etc) aproveitam para surpreendê-lo, saquear e esconder seus calçados.

Enquanto a cerimônia acontece, os familiares do noivo se divertem tentando impedir que as mulheres da família da noiva levem e escondam os sapatos, e depois brincam procurando por eles. A brincadeira só acaba quando o noivo investe uma boa quantia em dinheiro para resgatar seus sapatos.

A tradição tem o objetivo de mostrar a aceitação e os corações abertos de ambos os lados da família, e como eles estão prontos para compartilhar uma vida inteira de risos e diversão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *