Você Sabia?

Saptapadi

Saptapadi significa “7 passos” em sânscrito, e é um dos principais rituais realizado nas cerimônias de casamentos indianos.


De mãos dadas ou com as extremidades de suas roupas amarradas, os noivos dão sete voltas completas no sentido horário ao redor do Agni, o fogo sagrado e testemunha divina da cerimônia, representando os sete princípios e promessas que fazem um ao outro. Cada um dos passos é chamado de “phere”, e através deles os noivos afirmam publicamente o compromisso de cumprir os juramentos e trabalhar para tornar o casamento bem-sucedido, saudável e próspero.


Enquanto o casal faz sua “ronda”, os membros da família que estão presentes no Mandap (uma espécie de tenda ou chupá) abençoam o casal com pétalas de rosa e arroz, celebrando uma parte crucial da cerimônia.
A execução desse ritual varia de uma região para outra, bem como de quem está liderando cada passo ou da religião. Nos casamentos Gujarati, por exemplo, os casais só rodeiam a fogueira quatro vezes. O objetivo é seguir o dharma (caminho correto), ganhar artha (riqueza), experimentar Kama (amor) e alcançar moksha (liberação).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *