Você Sabia?

O noivo pode ver o vestido da noiva antes do casamento?

“Corre, que lá vem o noivo!” Isso te soa familiar?
Se tem uma coisa que todo mundo já deve ter ouvido, é que se o noivo ver o vestido da noiva antes do casamento trará má sorte a união. Mas será que é isso mesmo? O que pode acontecer de tão grave assim?

Essa tradição ou superstição foi criada na época em que os casamentos ainda eram arranjados pelas famílias dos noivos, não passando de uma mera negociação entre elas. Ou seja, não havia essa de “vou me casar com a pessoa que amo”. E como não havia romance envolvido e muito menos amor, os pais tinham a preocupação de fazer o possível para que o futuro casal não se encontrasse antes do combinado, afim de evitar a desistência caso eles não gostassem um do outro. Assim, criou-se o famoso costume, que dura até os dias de hoje, de não deixarem o noivo ver a noiva antes do casamento para não dar azar. Dessa forma, eles conseguiam segurar os noivos até a data marcada para cerimônia e cumprir o contrato.
Além disso, outros afirmam que esse rito foi inventado pelas futuras sogras, como uma maneira de evitar o constrangimento ao verem suas filhas abandonadas no altar. Pois, acreditava-se que ao vê-la vestida com a roupa da celebração, o rapaz entraria em desespero ao se dar conta da seriedade do compromisso, que resultaria no fim da sua solteirice e da liberdade que tinha em uma vida cheia de diversão, dando início a uma vida cheia de responsabilidades e sacrifícios.

Por fim, superstição ou não, a entrada da noiva é muito emocionante, e o fato de não revelarem a cor, o modelo, e tantos outros detalhes do vestido antes da cerimônia, se torna uma surpresa que fascina não somente o noivo, mas também os convidados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *