Você Sabia?

Origem da marcha nupcial

Sem dúvidas a música que conduz a entrada da noiva sempre torna esse momento ainda mais emocionante. Cada noivo tem seu perfil musical, alguns mais clássicos e outros contemporâneos. Mas de onde veio essa tradição da marcha nupcial?

Essa tradição se originou nos casamentos da realeza em 1858, quando a filha mais velha da Rainha Vitória e do Príncipe Alberto, a princesa Vitória Adelaide, se casava com Frederico III, Imperador da Prússia e da Alemanha. Esta união é um marco no casamento moderno, pois desde então o rito fez parte das nossas cerimônias. O que muita gente não sabe é que existem duas versões da Marcha Nupcial. Por ser apaixonada por ópera, Vitória escolheu um tema de Lohengrin, ópera de Richard Wagner, “Bridal Chorus” que foi tocada quando os personagens Elsa e Lohengrin entram na câmara nupcial para consumar o casamento. A outra composição é do alemão Mendelssoh que fazia parte da trilha da peça “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare, simbolizando a união cultural dos noivos.

Algumas igrejas baniram a Marcha Nupcial de Wagner por motivos como a inclusão de temas pagãos nas cerimônias. Como é o caso da Igreja Católica que considerou a marcha como secular. Além disso,em alguns casamentos judaicos não é inclusa a marcha devido a reputação antissemita do compositor.

Por fim, é interessante comentar que a marcha nupcial de Mendelssohn foi composta para ser tocada no final da cerimônia e não no início como comumente é tocada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *