Você Sabia?

História da quebra de pratos no casamento grego

As cerimônias de casamentos na Grécia são muito marcantes, pois além de serem envoltas de muita alegria com dança, comida e bebida, carregam uma forte simbologia em cada detalhe. No momento da recepção, por exemplo, durante uma dança folclórica popular e enquanto os convidados entoam “Oopah!” é realizada a famosa quebra de pratos, uma tradição antiga que serve para atrair a boa sorte e prosperidade para o casal, bem como demonstrar desapego as coisas materiais.

Antigamente esse costume era realizado na porta da futura casa dos noivos e também durante outros festejos para enganar e afastar maus espíritos através do barulho. Ademais, quando algum integrante de uma família morria, os parentes realizavam esse ritual com o intuito de acabar com o círculo de morte entre eles. Conta-se também que duas pessoas apaixonadas quebravam pratos ao meio quando estavam prestes a se “separar”, para que quando se reencontrassem um dia, se reconhecessem ao juntarem as duas metades.

Atualmente a prática desse costume começou a requerer permissão para ser realizada em certos lugares públicos, como por exemplo, em restaurantes, afim de evitar acidentes com clientes trazendo problemas judiciais para os donos. Sugere-se que utilizem pratos de gesso ou sejam jogadas flores ao invés de quebrarem pratos nas celebrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *