Por que maio é o mês das noivas?
Maio é conhecido por ser o mês das noivas, mas quase ninguém sabe exatamente por que ele foi designado para ser o representante dos casamentos. No entanto, existem algumas teorias interessantes.
Segundo a Igreja Católica, maio é o mês de consagração de Maria, mãe de Jesus, então talvez esse seja o motivo de muitas pessoas quererem se casar nesse período. Além disso, é o mês do Dia das Mães, o que envolve essa época com um valor forte para a família. As explicações mais interessantes, porém, vêm da Idade Média. No Hemisfério Norte, maio é o mês que marca o início da primavera, e os povos celebravam o nascimento das flores e frutas. Os casais aproveitavam, então, o clima de romance para se unir com uma decoração alegre e romântica.
Outro detalhe dessa época, nos países nórdicos, é que a população não conseguia tomar banho no inverno, por conta das baixas temperaturas. Só no início da primavera, estação das flores, é que tomavam o primeiro banho do ano. Essa época então, era o melhor momento para casamentos, pois os noivos estavam limpos e perfumados, prontos para causar uma boa primeira impressão na noite de núpcias. A fim de deixar o ambiente ainda mais cheiroso, a noiva levava um ramo de flores junto de seu corpo.
Já no Brasil, a grande vantagem de se celebrar uniões nesse mês é o fato de ter menos chuvas, o que facilita a vida de quem quer se casar ao ar livre. No entanto, na realidade, longe de romantismo, aqui o mês mais procurado para realizar o casamento é dezembro.
Curiosidade – Em países como a Inglaterra, junho é considerado o mês ideal – trata-se de uma tradição da Antiguidade, quando os romanos homenageavam Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Na América do Norte, os americanos preferem dizer “sim” em fevereiro, considerado o mês nacional dos casamentos.