Você Sabia?

Qual a origem do véu de noiva?

O véu de noiva já foi símbolo de inúmeros conceitos, como virgindade, modéstia e submissão.

O uso do véu na cultura oriental, era associado a Ishtar, a Deusa do Amor. Ela teria sido a primeira mulher a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorou muito e isso veio a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos gregos.

Na Grécia antiga, as noivas costumavam usar o véu no dia do casamento para se proteger da inveja das moças solteiras e se resguardar do olhar de admiradores. Anos depois, este costume foi incorporado pelas noivas romanas que usavam um véu longo, cobrindo o corpo todo, em tons de amarelo ou vermelho. Ele era chamado de flammeum e serviria para proteger a mulher de maus espíritos.

Na idade média, o véu era parte integrante do vestuário feminino e era sinônimo de nobreza. Apenas as mulheres casadas pertencentes à elite podiam usar o acessório, que tinha a função de proteger os cabelos e a pele do sol. E o tamanho do véu era proporcional à riqueza da família. As camponesas, por exemplo, não tinham permissão para usá-lo.
No Ocidente, o véu já foi um símbolo da virgindade da noiva e o ato de descobrir o rosto, na cerimônia, significava a consumação sexual do casamento.

Na igreja católica o uso do véu era comum antes da década de 1960, segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres. No judaísmo há o costume do noivo colocar o véu sobre o rosto da noiva, e ele ou o rabino, dar-lhe uma bênção. O véu deve permanecer em seu rosto até pouco antes do final da cerimônia de casamento -quando eles estão legalmente casados de acordo com a lei judaica- então o noivo levanta o véu de seu rosto. Muitos dizem que a cerimônia do véu acontece para que o noivo se certifique de estar casando com a noiva certa, já que de acordo com o Gênesis, quando Jacó foi casar com Raquel, seu sogro Labão o enganou para se casar com Léa, a irmã mais velha de Raquel.

Alguns preferem acreditar que, quando o noivo coloca o véu sobre sua noiva, ele faz uma promessa implícita de protegê-la. E que, ao cobrir seu rosto, o noivo reconhece que ele se casou com a noiva por sua beleza interior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *