Pão, sal e vodka
O pão e o sal são alimentos muito importantes na tradição e cultura polaca, pois além de serem alimentos básicos, são considerados essenciais para vida e proteção. Conforme crenças populares, ambos também possuem propriedades vivificantes de purificação e mágica.
Como dito, na Polônia o pão é um alimento com grande valor simbólico, e para os cristãos poloneses se tornou um símbolo ainda maior, pois representa o corpo de Cristo. O pão e o sal também são sinônimos de hospitalidade, e bastante utilizados em recepções e cerimônias de casamento.
Conhecido como “Korowaj”, o pão ou bolo de casamento tem formato arredondado, é decorado e feito com a melhor farinha. Assar o korowaj já faz parte do ritual de casamento, e para realizar todo esse processo são selecionadas as donas de casa mais respeitadas, bem como parentes da noiva. Todas as fases de produção do pão são acompanhadas por cantos rituais.
Por regra, o pão deve ser assado apenas uma vez para que o casal tenha uma vida feliz e próspera. O corte e a divisão do korowaj é um dos momentos mais aguardados do casamento, e também deve ser acompanhado por cantos e brincadeiras.
Após a cerimônia, os noivos são recepcionados pelas famílias com pão, sal e vodca, mas há quem diga que essa tradição se aplica antes do casamento, como uma dieta, os noivos poloneses devem consumir os três alimentos. O pão simboliza a vida e força da união, o sal representa o lado picante da vida, e a vodka é apenas uma pequena diversão.
Você já conhecia essa tradição de casamento?