Curiosidades sobre o beijo
Quem trabalha com casamentos vibra pelo gesto afetuoso do beijo após o “sim” na união de um casal. Mas, você já se questionou quando e como surgiu esse hábito?
A Celebre foi pesquisar e descobriu que alguns cientistas acreditam que a origem do beijo está no olfato. Durante muito tempo, cheirar o rosto da pessoa amada era um sinal de afeto e prazer. O roçar da boca passou a ser consequência dos atos de cheirar o rosto do parceiro, surgindo assim os primeiros beijos.
Outra teoria diz que o beijo surgiu a partir de uma experiência de afeto e atenção dos nossos antepassados: a alimentação. Os filhos recebiam dos pais a comida mastigada diretamente na boca. Este ato teria ficado registrado como um símbolo de carinho e amor.
Independente da verdadeira origem, o hábito do beijar faz super bem ao corpo, pois além de aliviar o stress, exercita o músculo da face e pode queimar calorias. Mas, apesar de todos esses benefícios, 10% do mundo não cultiva esse hábito. Em partes do Sudão, por exemplo, pessoas não beijam porque elas acreditam que a boca é a janela da alma. Ou seja, através do beijo, elas poderiam ter suas almas roubadas. Os esquimós, por outro lado, não beijam por causa do frio. No continente Europeu, os alemães e suecos ocupam os primeiros lugares de posição na lista dos lugares onde menos se beija.
Por fim, no Brasil, dependendo da região, ao se cumprimentar se dá um ou dois beijinhos, ou, como diz a sabedoria popular, “três para casar”. 😉👩❤️💋👨💒