Por que colocar o nome das solteiras na barra do vestido?
Cerimônias de casamento tendem a animar os corações solteiros, despertando muitos sentimentos e emoções. Para as noivas, em especial, é um momento mágico a ser compartilhado com as amigas.
Com isso, na Europa era comum que as convidadas solteiras levassem para casa um pedacinho do vestido da noiva como amuleto da sorte para encontrar o amor, e assim, serem as próximas a se casarem. Já na Turquia, os nomes eram escritos na sola do sapato branco da noiva, e após a festa, o nome da moça que ainda estivesse legível seria a próxima felizarda a se casar.
Embora esses costumes tenham por objetivo ajudar as amigas a subirem ao altar, trazendo sorte para que sejam felizes ao lado de alguém especial, sabemos que o vestido é um bem inestimável para as noivas. Por isso, todo cuidado com ele ainda é pouco, principalmente se não for de propriedade de quem irá casar. No entanto, para não deixar as solteiras na mão, essa tradição sofreu adaptação.
Acredita-se que, os baianos adaptaram a tradição turca e passaram a colocar os nomes na parte da frente da barra do vestido, não havendo estipulação acerca da quantidade de nomes. Para não danificar o vestido, as assessoras costumam indicar os nomes com bordando ou leve costura (alinhavada), escrevendo-os com caneta de tecido, que se apaga ao lavar, anotando-os em uma fita de cetim, ou em fita dupla fácil e etc. Há também quem coloque medalhinhas de Santo Antônio, o santo casamenteiro, sobre cada nome.
Por fim, é interessante que as moças prendam seus próprios nomes no vestido.