Filme: Fome de Poder
“The founder”, traduzido no Brasil como “Fome de poder”, traz detalhes de como o McDonald’s se tornou a primeira grande rede de fast food em escala mundial.
O filme mostra como surgiu o primeiro restaurante dos irmãos McDonald e como tudo mudou depois que eles conheceram e se associaram a Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake.
Confira 4 lições importantes sobre empreendedorismo que podemos aprender com o filme
1 – Nem sempre o produto final é o diferencial
A lanchonete dos irmãos Mc Donald estava sempre lotada, mas o atrativo principal não era a qualidade do hambúrguer. Os lanches eram ótimos, porém nada de outro planeta. O que chamava a atenção dos clientes era a agilidade na entrega do pedido.
Você pode organizar eventos como muitos outros de sua área, mas algo sempre vai te diferenciar dos demais. Qual seria o seu diferencial?
2 – Tenha noção do impacto que sua empresa tem na sociedade
Para os irmãos McDonald, era penas um negócio como qualquer outro na cidade e uma forma de ganhar dinheiro. Mas, o McDonald’s não era apenas uma lanchonetezinha comum.
Sua comida rápida e prática causaria um impacto na sociedade que ninguém poderia prever. Se tratava de algo novo e que estava aparecendo num momento que a sociedade americana estava mudando.
Qual impacto a sua empresa tem causado na sua região?
3 – Sucesso não enxerga idade e nem avalia currículo
Ray foi soldado na Primeira Guerra, tinha 52 anos quando conheceu os irmãos McDonald e só 7 anos depois se tornou dono da empresa. Ele não tinha um currículo invejável e muito menos disputado por várias empresas. Pelo contrário, estava no fim da carreira. Mas, nem por isso deixou de percorrer um caminho de sucesso e fazer história.
4 – Tenha uma equipe e sócios com a mesma visão
Quando Ray começou a procurar investidores para as novas lojas do McDonald’s, ele acreditou que amigos e conhecidos com excelente poder aquisitivo tinham o perfil perfeito. Mas, esse foi o grande problema. Seu novos sócios não tinham a mesma visão de excelência que ele e agiam por conta própria.
Ao se dar conta do erro, Ray mudou o seu foco e procurou pessoas com a mesma visão de mundo e noção de qualidade que ele. Tal mudança trouxe inúmeros benefícios, novidades e inovações para a marca.