Requisitos para cerimônia Nikah
A PROPOSTA
Como em qualquer relação, alguém precisa tomar uma iniciativa.
Na cerimônia Nikah, a mulher (ou sua família) ou o homem pode fazer a proposta desde que a intenção seja de casamento.
A ACEITAÇÃO
A aceitação da proposta é chamada de Qubool, e não precisa ser imediata. Ou seja, não é preciso dizer “sim” logo de cara.
Durante o tempo entre a proposta e a aceitação, o casal pode se encontrar quantas vezes quiser para se conhecer melhor, mas os encontros devem ser em público ou com um acompanhante.
TESTEMUNHAS
É recomendado haver, no mínimo, duas testemunhas do sexo masculino para atestar que tanto a noiva quanto o noivo dizem “sim” ou “Qubool” por livre espontânea vontade própria, sem qualquer força de membros da família ou de outras pessoas.
O MAHR
O Mahr é um presente obrigatório do noivo para a noiva, e simboliza a responsabilidade que o homem tem de prover e cuidar da casa e de sua esposa.
Na maioria das vezes, a noiva escolhe uma quantia em dinheiro, mas pode pedir uma viagem, ouro ou qualquer coisa que ela desejar. Contudo, como uma boa futura esposa, ela deve ser justa, não exagerar e manter a renda de seu futuro marido em mente.
O WALI
O Wali significa que é o pai da noiva que “dá” sua filha. O Wali obtém o consentimento da noiva – ele não dá em nome dela sem pedir a ela. Se o pai é falecido ou há algum motivo que o impede de “acompanhá-la até o altar”, outro guardião ou parente masculino pode assumir esse papel.
ARSI MUSHAF
Uma vez que o Mahr (dotes) é apresentado, os votos são ditos e o contrato de casamento é assinado na cerimônia Nikah. Então, o casal com a cabeça coberta por uma dupatta (tecido) segura o Alcorão e um espelho para ver seus reflexos pela primeira vez como marido e mulher. Esse ritual é chamado de Arsi Mushaf.
Arsi significa espelho e Mushaf o Alcorão Sagrado.