Você Sabia?

Cerimônia de esfregar açúcar

A cerimônia de esfregar açúcar, em inglês “Sugar Rubbing”, é de origem persa e envolve várias mulheres bem-intencionadas espalhando doçura na vida do casal e no casamento.

Nesse ritual, os noivos ficam sentados enquanto algumas mulheres estendem um Pano da Unidade sobre suas cabeças. Às vezes, duas mulheres seguram os lados opostos do pano e, às vezes, quatro mulheres podem segurar cada ponta do pano. Outras senhoras se revezam esfregando grandes cones feitos de açúcar duro sobre o pano. Existe uma interpretação desse costume que diz que cada casquinha de açúcar representa a noiva e o noivo, e o ato de friccioná-las é para que cada contato entre o casal resulte em doçura.

Embora esta seja uma parte orgânica e não ensaiada da cerimônia, existem fortes crenças sobre quem deve e quem não deve participar desse ritual. Algumas famílias acreditam que apenas as senhoras “casadas e felizes” devem esfregar os cones de açúcar para que sua felicidade e sucesso passem para o casal.

Com o surgimento de casamentos multiculturais e inter-religiosos, esse ritual foi adaptado para abranger a demografia variada dos convidados. Em muitas cerimônias, são as madrinhas que seguram o Pano da Unidade, o que confere um efeito uniforme e coordenado de cores, e a fricção do açúcar é feita por qualquer mulher que deseje participar deste lindo ritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *