Você Sabia?

Anel de Claddagh

O Anel de Claddagh é uma tradição irlandesa muito romântica, mas seu uso vai além de casais apaixonados. Cheio de sentido e significados, o anel pode ser usado por amigos para simbolizar a amizade verdeira e a lealdade.

A joia possui duas mão segurando um coração com uma coroa em cima. Cada um dos 3 elementos possui um significado diferente, o coração simboliza o amor, as mãos simbolizam a amizade e coroa a lealdade eterna.

História

O nome Claddagh veio de uma pequena região localizada em Galway no oeste da Irlanda, onde existia uma grande aldeia de pescadores.

Segundo histórias, uma embarcação da marinha foi invadida e escravizada por piratas, dentre os tripulantes havia um pescador chamado Richard Joyce que estava de casamento marcado. O rapaz foi raptado e vendido como escravo a um ourives turco, com quem aprendeu a fabricar joias.

Mesmo depois de anos vivendo como escravo e longe da sua terra, Joyce não se esqueceu da moça e tinha esperanças de reecontrá-la. Para materializar todo o seu sentimento, ele decidiu criar o anel de Claddagh para futuramente entregá-lo a ela. Dizem que após algum tempo, ele foi libertado e retornou para os braços de sua amada.

Como usar o Anel Claddagh

Segundo a tradição, o anel de Claddagh não deve ser comprado pela pessoa que irá usar, ele deve ser ganhado. Dependendo da mão e da posição que for utilizado, é possível saber o status de relacionamento de alguém só de olhar, sem precisar dizer nenhuma palavra.

Se usado na mão direita com a coroa para dentro, significa que a pessoa está disponível para relacionamentos ou que é um símbolo de amizade com alguém. Mas, se a coroa estiver para fora significa que a pessoa está comprometida, seja namoro ou noivado.

Agora, se usado na mão esquerda com a coroa para fora quer dizer que a pessoa tem um amor sem fim por alguém e há reciprocidade, como é o caso das pessoas casadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *