Noivinhos de bolo de casamento
A tradição dos noivinhos nos topos de bolos de casamento “tem dedo real” e começou na Inglaterra durante a Idade Média, na época em que os convidados costumavam presentear os recém-casados com pequenos bolos durante a festa.
Os bolos eram empilhados uns sobre os outros até formarem um monte bem alto e, segundo a crença, se os noivos conseguissem se beijar sobre a pilha sem derrubá-la teriam uma relação à dois próspera, feliz e duradoura.
Com o passar do tempo, a pilha de bolos foi sendo substituída pelos bolos com andares, mas somente em 1840 no casamento da Rainha Vitória com o Príncipe Albert foi que o primeiro topo de bolo com noivinhos surgiu.
O casal decidiu substituir os enfeites tradicionais por uma miniatura de noivos, simbolizando o amor, a união e a boa fortuna. Como qualquer casamento real, o evento teve grande visibilidade e a ideia de replicar os noivos tornou-se uma verdadeira febre nos Estados Unidos.
A tendência das miniaturas chegou ao Brasil no século XX, e passou a ser empregada não somente em casamentos, mas também em aniversários, chá de bebês, etc.
Créditos da foto: Ailton Pimenta