Você Sabia?

Casamento celta: simbologias e tradições

Essa celebração, como o próprio já diz, é inspirada na cultura do povo celta que viveu na região onde localiza-se a Inglaterra, Irlanda e Escócia. Para eles a relação do homem com a natureza era muito valorizada e deveria ser inclusa nos enlaces, o que se tornou um dos principais motivos pelo qual muitos casais atualmente aderem esse estilo de cerimônia.

Cercada por simbologias e tradições, a cerimônia celta não se prende a nenhuma religião. O anel usado para selar o compromisso entre os noivos deve ser passado de mãe para filha, e deve ser o mesmo usado no noivado. Os 4 elementos água, terra, fogo e ar tem papéis fundamentais para o fortalecimento do casamento, e são incluídos na troca de votos e em toda a celebração de amor, união e respeito entre o casal. Além disso, o sal grosso e o incenso também são importantes e, talvez o sal seja o verdadeiro protagonista do matrimônio. Pois, o sal e a água são considerados elementos naturais sagrados com um poder purificador, e é tradição que os noivos lavem as mãos com a mistura dos dois. Essa prática tem a finalidade de limpar toda negatividade antes de receberem as alianças e purificá-los para que possam formar uma nova família. A água lembra que o relacionamento com Deus, assim como entre o casal, deve ser transparente. Já o sal faz referência ao amor, considerado o tempero principal que dá sabor ao relacionamento.

Por fim, esse tipo de cerimônia tem algumas semelhanças com a que é comumente realizada no Brasil, por exemplo, o ato da florista jogar pétalas de rosas como sinal de pureza e graça, porém, o que difere é ação do pajem ao espalhar sementes simbolizando a prosperidade. E não é só isso, as crianças tocam sinos para representar a alegria, há entrada de alianças, bênçãos dos pais, e oferenda do amor, onde se lê os votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *