Dica do Mestre

Filme: O cheiro do ralo

Existe uma forma correta de negociação? Se sim, você sabe qual é?

Alguma vez você teve que vender um bem já usado porque precisava de dinheiro, como por exemplo, um objeto carregado de valor sentimental? Como foi sua negociação? O comprador entendeu o “valor” que o objeto tinha para você e pagou o preço por isso? Ou desvalorizou totalmente?

Hoje a nossa super indicação é um filme nacional, isso mesmo!

No filme “O cheiro do ralo”, tudo gira em torno do protagonista Lourenço (vivido por Selton Mello), um “homem normal” até então, dono de uma loja que adquire e comercializa produtos usados vendidos por pessoas com problemas financeiros, mas que com o tempo passa a se aproveitar da fragilidade dos clientes tiranamente.

Seu egoísmo e obsessão pelas coisas materiais leva-o a outras estranhas e curiosas situações, fazendo-o enxergar as pessoas como objetos. E um bom exemplo disso, é a inusitada fissuração que ele desenvolve pela bunda de uma garçonete. As coisas ficam tão intensas que ele passa a fazer diariamente suas refeições na lanchonete em que a moça trabalha, apenas para admirar “a bunda” dela. Acreditem se quiser, se tornou uma verdadeira adoração e personificação da coisa. Em uma das cenas ele até diz que o nome da moça não pode ser pronunciado de jeito nenhum.

Mas você deve estar se perguntando, e o que tudo isso tem a ver com o fato de o filme ter sido intitulado como “o cheiro do ralo”?

O longa-metragem leva esse nome devido a um problema que há no encanamento do banheiro do escritório de Lourenço, que deixa escapar um mau cheiro pelo ralo. E esse estado de podridão é atribuído ao próprio personagem como metáfora para toda a sujeira que ele vem guardando no decorrer dos anos.

“O cheiro do ralo” é uma comédia politicamente incorreta, mas também é um guia que nos mostra como são as relações de interesses que cercam o mercado de vendas, e nos faz entender que, aquilo que tem valor para uns, nem sempre terá para outros. Além disso, o filme traz inúmeras lições que nos ensinam como realizar boas negociações.

Qual será o desfecho dessa história? Não deixe de assistir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *