Você Sabia?

Origem e significado do bem-casado

Enlaces matrimoniais são envoltos de costumes e superstições, e muitas das vezes os próprios noivos não sabem o significado e a origem da maioria dos rituais que realizam. E se há um componente da mesa de doces nas festas de casamento que é tradição há mais de 100 anos, é o bem-casado. Esse leve e delicioso bolo de massa de pão-de-ló recheado com doce de leite, e com um nome bem característico e aparência semelhante a um macarron, teve sua origem em Portugal, mas com uma textura mais densa do que a conhecida por nós brasileiros. Em alguns lugares, ele é chamado de “casadinho”, diferentemente do que conhecemos aqui, e dizem que sua criação foi inspirada no alfajor árabe.

Essa deliciosa tradição representa a união e o comprometimento do casal, e por vezes, é entregue como lembrancinha para os convidados ao final do evento, para que eles também provem da mesma sorte e felicidade que os recém-casados.

Atualmente, os bem-casados ganharam novos sabores e aparências, podendo ter sua apresentação em diversos tipos de embalagens, estilos e cores combinando com a decoração. Ou seja, pode-se fugir do comum papel crepom, e partir para papéis mais trabalhados como o italiano, estampado, tecidos e até rendas. Fica a critério e escolha dos noivos. Além disso, há quem ofereça o doce em outros tipos de comemorações como no momento do nascimento de alguém, festa de debutantes, empresas, e até aniversários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *