Curiosidades sobre o bolo de casamento
Considerado um clássico que detém uma simbologia significativa, ao representar felicidade e boa sorte ao casal, o bolo se tornou o protagonista na decoração de cerimonias de casamento. Porém, diferentemente do que estamos acostumados, os bolos da antiguidade estavam mais para pães do que para bolos. Todavia, sempre estiveram presentes nas cerimonias e recepções em vários lugares do mundo, mas com rituais diferentes. Por exemplo, na Idade Média os noivos se beijavam sobre uma pilha de bolos, sem derrubá-los, para terem sorte no casamento, o que originou o famoso bolo de camadas. Ademais, na antiga Grécia, o bolo tinha forma de biscoitos de gergelim e mel, uma alusão aos momentos doces e salgados que existem em toda união. Já na Roma Antiga, bolos de trigo e mel eram esfarelados sobre a cabeça da noiva para proporcionar-lhe prosperidade e fertilidade.
O ato de cortar o bolo também é envolto de crendices, pois, os noivos devem cortá-lo juntos, significando a partilha de um futuro e de sempre se doar um para o outro, e de baixo para cima, atraindo sorte e prosperidade. Sendo que, a primeira fatia deve ser degustada pela noiva, seguida do noivo. Ainda mais, o congelamento do topo do bolo, mantendo-o intacto até completar o primeiro ano de casados, como forma de celebração, também se tornou popular entre as pessoas, e é realizado até hoje.
Independente do rito, dificilmente você verá uma celebração de casamento sem um bolo, não é mesmo?! Pois, mesmo que os noivos juntamente com os confeiteiros se reinventam cada vez mais, com bolos criativos e bem elaborados, verdadeiras esculturas, de tamanhos variados, sabores, formas, e até cores, a tradição continua sem perder o seu significado. ⠀