Você Sabia?

Qual a origem da chuva de arroz?

Você sabia que jogar arroz sobre os noivos ao fim da cerimônia é muito mais que um momento de descontração entre os noivos e seus convidados?
Como sabemos, as tradições refletem os comportamentos sociais, onde os costumes, crenças e memórias são passados de geração em geração se tornando raízes da cultura de determinada sociedade. Com o casamento não é diferente, este cercado pelo amor e romantismo, também é cheio de tradições, e uma das mais antigas que se destaca é a chuva de arroz.

Datando mais de 4 mil anos, tendo sua origem na China, o arroz sempre foi considerado símbolo das virtudes “fertilidade e abundancia”. Decorrente disso, um funcionário público de alto escalão no Império Chinês (mandarim), festejou com uma “chuva” de arroz o casamento de sua filha, manifestando publicamente sua riqueza e seu carinho por ela, bem como felicidades ao casal. A partir daí, o costume foi se espalhando pelo mundo, sendo adotado por muitos casais e se tornando parte da essência de diversas culturas, como uma forma dos convidados desejarem boa sorte ao casal em seu futuro como marido e mulher.

Para noivos tradicionais, o arroz não pode faltar. Mas essa tradição também pode ganhar um toque de modernidade, acrescentando estilo e personalidade, pode ser reinventada e até melhorada, combinada a outros elementos ou substituída por outros grãos, pétalas de flores, bolhas de sabão, papel picado ou até mesmo balões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *