Pedido de Casamento de Joelhos
Se ajoelhar torna o pedido de casamento um momento ainda mais romântico, único e indescritível, tanto para quem toma a iniciativa quanto para quem é surpreendido com a proposta.
Não se sabe ao certo a origem exata desta tradição, mas há duas ideias que tentam explicar o seu surgimento.
Na Idade Média, os cavaleiros ajoelhavam-se apoiando um joelho no chão perante os seus senhores para mostrar respeito, obediência e jurar a sua lealdade. O mesmo valia para os casamentos, era um costume obrigatório se ajoelhar perante as mulheres que amavam e pretendia se casar.
Por isso, quando um homem ou uma mulher se ajoelha para fazer um pedido de casamento está, então, declarando o seu amor, jurando lealdade, respeito e fidelidade. Ao se joelhar, a pessoa demonstra uma certa vulnerabilidade e profunda conexão emocional, mostra que está disposta a viver o resto de sua vida ao lado da sua outra metade e compromete-se a fazê-la feliz.
Denominado de “genuflexão”, o ato de dobrar os joelhos também é um ato ligado à religião, uma vez que as pessoas se ajoelham em alguns momentos para rezar e reverenciar seus deuses.