Dica do Mestre

“Estrelas além do tempo”

Inspirado no livro Hidden Figures, o filme “Estrelas Além do Tempo” é uma fonte de inspiração e de valiosos aprendizados sobre liderança, gestão e vida pessoal

O longa conta a história de três mulheres negras que trabalhavam como matemáticas no Centro Langley de Pesquisas da NASA na década de 1960. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson tinham em comum o desejo de ajudar os Estados Unidos a vencer a corrida espacial contra a Rússia e torná-lo o primeiro país a levar o homem para o espaço. Para atingir tais objetivos, elas estavam determinadas a superarem quaisquer obstáculos que surgirem no caminho como o racismo e a desigualdade de gênero. 

Confira abaixo 3 lições valiosas do filme:

1 – Tenha visão de futuro

O trabalho que você faz hoje pode não existir amanhã ou não ser mais da maneira que é atualmente.

O futuro é incerto, mas as coisas sempre acontecem de maneira ordenada, mesmo que não consigamos ter essa sensação. 

Antes de uma tempestade acontecer, a natureza sempre nos dá alguns sinais. Da mesma forma são as mudanças e as constantes inovações no mercado. Elas não surgem do dia para noite, tudo vai acontecendo aos poucos. 

O que tudo isso significa?

Significa que é preciso estar se atualizando sobre o futuro, acompanhar as tendências e estar sempre preparado para lidar com o que vier pela frente. Exercite a sua visão e desenvolva sua capacidade de se adaptar para não se sentir intimidado ou ser engolido na primeira onda negativa que surgir.

2 – Aprenda a tomar decisões

Quando um integrante do seu time está passando por um problema, o que você faz: espera a situação se resolver sozinha ou toma uma atitude?

Como líder, é preciso saber quando e como tomar decisões em benefício ao futuro da empresa. Sobretudo, é preciso ter empatia para também tomar decisões em prol da valorização dos colaboradores.

3 – Tenha sempre em mente quais são os seus objetivos

Aonde você quer chegar e o que você tem feito para atingir tal objetivo?

As três cientistas tinham um objetivo definido, e ambas estavam dispostas a colocar a paixão acima de qualquer obstáculo.

Para refletir:

Você tem paixão por aquilo que faz? Ou melhor, você viveria plenamente sem fazer o que faz?

Comenta aqui abaixo se você já assistiu esse filme e o que achou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *