Você Sabia?

Tapete vermelho da cerimônia

O costume de usar tapetes vermelhos em cerimônias de casamento é de origem real, pois era um símbolo de respeito aos casais mais nobres da sociedade. Antigamente, somente reis e rainhas caminhavam sobre tapetes vermelhos para esbanjar nobreza.

Com o passar dos anos, o item foi sendo utilizado em cerimônias de nomeação de cavaleiros, príncipes e princesas, e também nos casamentos reais como, por exemplo, na celebração da união de Kate Middleton com Príncipe Harry e do Grão-Duque Gueorgui Mikhailovich Romanov com Rebecca Bettarini.

Casais comuns ao redor do mundo também começaram a adotar o vermelhinho em suas cerimônias, afinal os noivos são a atração da cerimônia e todos estão ali por eles. Além disso, famoso carpete também é estendido diante de candidatos em cerimônias de premiação como a do Oscar, em igrejas como parte de sua decoração ou durante as reuniões religiosas, e em empresas aéreas para paparicar os passageiros da classe alta.

A primeira referência histórica a um tapete vermelho está na peça Agamemnon, de Ésquilo, escrita no ano 458 a.C., na Grécia Antiga. A peça conta que ao retornar da Guerra de Troia, o rei Agamemnon foi recebido por sua esposa com um tapete de bordados vermelhos. Ele deveria caminhar sobre o tapete e ser reverenciado por sua vitória, porém se recusou alegando que tal luxo era um direito apenas dos deuses. Foi assim que o tapete se tornou símbolo de luxo e nasceu o tratamento VIP.

Mas, voltando para o assunto casamento…

Hoje em dia muitos casais estão fugindo do tradicional carpete vermelho, e escolhendo opções mais modernas e criativas como os pisos em vidro ou espelhados, tapetes em outras cores, passarelas de juta, caminhos de flores, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *