Lavash
Segundo a tradição armênia, após a cerimônia de casamento na igreja, o casal e seus convidados se dirigem à casa dos pais do noivo para a recepção.
Assim que os noivos entram na casa, eles quebram pratos para expressar sua felicidade e em seguida a mãe do noivo dá as boas-vindas com o lavash (pão armênio) e mel.
Para os armênios, esse pão é sagrado e símbolo de bem-estar, sorte, abundância e prosperidade. Muitas lendas e tradições do país estão associadas a ele e, por isso, desempenha um papel importante no casamento.
O casal deve colocar o lavash sobre os ombros e equilibrá-lo para afastar os maus espíritos e garantir uma boa vida para a nova família, e também comer uma colher de mel que remete a felicidade.
A receita do lavash é muito simples, e tem apenas três ingredientes: farinha, água e sal. No entanto, o processo de produção e cozimento é demorado e complexo, tornando-o único, saboroso e durável, assim como deve ser o casamento.
Após esses rituais, os convidados felicitam calorosamente os recém-casados com uma chuva de doces, nozes e moedas, e entregaram presentes, dinheiro e joias.
Com o passar do tempo, algumas das tradições vem sendo ajustadas. Muitos casais ainda costumam quebrar pratos ao entrar no ambiente da recepção, por exemplo, mas em alguns casos, ao invés de jogarem moedas, muitos optam por regar os noivos com notas de dinheiro. Outro exemplo é referente ao local da festa, alguns preferem realizar em restaurantes, clubes, hotéis etc.