Tradição da liga de noiva
A tradição da liga de noiva é bastante praticada nos EUA e em partes da Europa, porém sua origem é francesa e teve início no século XV. Depois do “sim”, os homens convidados para o casamento tinham o costume de perseguir a noiva para tentar pegar um pedaço de sua liga, pois acreditavam que traria boa sorte na hora de conquistar o coração da amada. Mas, com o tempo as noivas passaram a tirar voluntariamente suas ligas para jogar ou presentear os convidados masculinos e assim evitar constrangimentos durante com a correria.
Atualmente existem várias maneiras de praticar a tradição, a mais popular é aquela em que o noivo tira a liga da noiva e joga para os convidados. Acredita-se que quem conseguir pegar será o próximo a casar-se. Outra variante é o noivo cortar a liga em pedaços e distribuir entre os convidados, assim todos os homens da festa poderão receber. A noiva também pode usar duas ligas, uma em cada perna, sendo uma para dar aos convidados e a outra para que ela e o marido possam se divertir na lua de mel.
Na Europa, é comum leiloar a liga entre os convidados. Os lances são feitos por dois grupos “opostos”, um com todos os convidados masculinos e outro com as mulheres. Se o grupo feminino ganhar, a noiva permanecerá com a liga na perna, mas se o grupo masculino for o vencedor, um dos homens terá que levantar o vestido da noiva e tirar a sua liga. Assim como o corte da gravata, essa maneira também pode ser útil para os recém-casados conseguirem uma graninha extra com o leilão.