Casamento celta: água e sal
O casamento celta, como o próprio nome diz, é uma cerimônia original baseada na cultura do povo Celta, porém sem vínculo com religião.
O povo celta surgiu antes de Cristo e suas festas e cerimônias não eram celebradas para um deus, mas eram realizadas utilizando elementos da natureza e frases de amor. Por isso, nesse tipo de cerimônia o que é valorizado é a relação do homem com a natureza.
Os celtas costumam realizar cerimônias de casamento ao ar livre para reunir a força da natureza, e retirar suas simbologias dos elementos terra, fogo, água e ar, que dão ainda mais significado à trajetória dos noivos. Uma cerimônia celta completa normalmente é dividida em nove momentos, sendo um deles a purificação.
Antes da troca de alianças, o casal deve lavar as suas mãos lavadas com água e sal para afastar toda a negatividade. A água tem um significado e valor que vai além da manutenção da vida, acredita-se que ela tem um poder de cura, proteção e purificação. Já o sal serve como catalisador de energias negativas.
Crédito da foto: Leandro Monteiro