Sopa no penico
Para nós brasileiros, “sopa no penico”, mas na França esta tradição se chama “la virée des mariés”. Depois da festa de casamento, quando os noivos já estão descansando, os convidados entram no quarto e oferecem uma “gororoba” para os noivos comerem. A receita depende muito da criatividade dos convidados ou da região, e pode ser, por exemplo, um caldo feito com chocolates e champanhes, mas seja qual for, os noivos são obrigados a consumir. Detalhe: esta “delícia” é servida em um pot de chambre, mais conhecido como penico aqui no Brasil.
Os franceses acreditam que essa a tradição ajuda a dar uma forcinha extra ao casal antes da noite de núpcias. Atualmente, esse costume é considerado um pouco ultrapassado, mas para alguns continua o mesmo desde o início.
Conta-se que no dia do casamento os noivos costumavam segurar um penico enquanto passeavam em uma carroça puxada por burros e anunciavam o casório aos moradores. E no dia seguinte, começava a corrida dos noivos.
Os jovens convidados se dividiam em 2 grupos para levar o penico aos noivos que haviam fugido. O primeiro grupo era responsável por facilitar a fuga dos noivos, e o outro por encontrá-los. A corrida seria bem sucedida se o segundo grupo conseguisse encontrar os recém-casados, que tinham que ficar bem escondidos, mas não ao ponto de nunca serem encontrados. Pois, conforme a tradição eles precisavam ser pegos no final para receberem a oferta de bebida no penico. A noiva bebia primeiro, depois o noivo e, por fim, os convidados presentes.
O penico era um item muito importante, pois servia para reanimar os noivos após a noite de núpcias e simbolizar a mudança de status dos recém-casados, que definitivamente se tornaram adultos.
–
🤣🙏Haja criatividade, não é mesmo?
2 Comentários
Amanda
Muito interessante e engraçado, lembro que minha vó usava penico, mesmo depois de ter construído um banheiro na casa dela ela não largou seu acessório, ficava do ladinho da cama rsrs.
Celebre Cursos de Eventos
😄