Casamento Judaico: “nossa futura casa”
A Chupá (pronuncia-se rupá) é um dos elementos tradicionais do casamento judaico, e nada mais é que uma cobertura aberta de todos os lados sob a qual é realizada a cerimônia. Ela representa a futura casa que os noivos irão construir juntos e não deve ter proteções laterais, pois assim como na história, a tenda de Abraão estava sempre aberta para acolher os amigos e parentes de todos os lugares. Ou seja, esse elemento tão importante para os judeus representa a hospitalidade incondicional e o desejo de sempre se ter um lar aberto e acolhedor.
Na hora da cerimônia, a noiva sozinha ou junto com as mães devem dar sete voltas em torno do noivo, essas voltas fazem alusão aos sete dias da Criação, e o compromisso dos noivos na construção de um lar de acordo com a vontade de Deus. É importante frisar que dentro da chupá só podem entrar os noivos, familiares, amigos mais próximos e a pessoa que os abençoará.
Por fim, na falta de uma estrutura para a chupá pode ser usado o talit, manto de orações judaicas que possui quatro pontas.