Entrada da noiva com o pai
A chegada e entrada da noiva na igreja é um dos momentos mais emocionantes de uma cerimônia de casamento, todos ficam na expectativa de ver o vestido, sentir a emoção junto com ela, e ouvirem a marcha nupcial escolhida, saber se será o tradicional “tan, tan tan tan” ou uma música especial do casal. Mas quem deve acompanhá-la até o altar❓
Atualmente, em muitos países a noiva é acompanhada carinhosamente até o altar pelo seu pai ou padrasto, mas nem sempre foi assim… A tradição de entrar com o pai teve origem na época em que o casamento era tratado mais como um negócio de família, e o romantismo era mero detalhe. Estamos falando da época dos “casamentos arranjados”, onde o pai entregava a filha a seu novo “dono”.
A entrada da noiva com o pai também era uma forma de coagir o noivo para que ele não fugisse.
Com o tempo, os pensamentos mudaram, o costume ganhou outro significado e passou a ser algo muito pessoal. A noiva pode escolher entrar com os dois (pai e mãe), ou na ausência de um pai ou padrasto, optar por entrar com o avô ou avó, a mãe, os filhos, o irmão ou irmã, sozinha, com o noivo ou até mesmo com seu pet. São muitas as possibilidades!