Simbologias do Rito San-san kudo
O casamento é uma importante ocasião em muitas culturas ao redor do mundo, e a realização desse evento é diferente em cada uma delas. Uma das cerimônias realizadas no Japão é a San-san kudo que significa “três-três-nove vezes”. Culturalmente o número 3 representa sorte, e o 9 a boa sorte ao máximo, por isso o nome do ritual, como uma forma de abençoar o casal com toda sorte do mundo.
Durante o ritual San-san kudo são oferecidas três taças com bebida aos noivos, cada uma com significado e tamanho diferente. A primeira representa o pinheiro, que permanece verde em todas estações, simboliza a juventude, a força e a vida; a segunda, é refere-se ao bambu e sua flexibilidade, pois não se dobra ou quebra; a terceira, é como a flor de ameixeira, que é a primeira a desabrochar mesmo quando há neve, simboliza a coragem e a beleza. Além disso, também podem simbolizar a gratidão, juramento e a prosperidade. Ou também, representar o céu, a terra e homem. Cada uma das taças é usada três vezes da mesma forma, uma de cada vez, na seguinte ordem: primeiramente a noiva é servida, depois o noivo e novamente a noiva. Em todas as vezes, ambos os noivos devem segurar as taças com as pontas dos dedos leva-las duas vezes à boca fingindo beber, mas só na terceira vez tomam a bebida.
Por fim, a cerimônia se encerra com os votos do casal, assinatura no livro oficial pelos padrinhos, troca de alianças, palmas dos convidados e palavras finais de felicitações do celebrante. E então, seguem para a festa.