Charivari
Charivari, também conhecido como chivaree ou shivaree, é uma tradição que se originou na França durante a Idade Média e consistia em fazer muito barulho para travar os noivos em sua noite de núpcias.
A noite de núpcias é um dos momentos mais aguardados pelo casal, mas para algumas comunidades francesas é a oportunidade perfeita para foliar. Charivari é um costume folclórico antigo onde é feita uma espécie de serenata pública muito alta para os noivos.
Tudo é feito para chamar a atenção dos noivos e conseguir brindar com eles antes do final da noite de núpcias. Mas, as vezes apenas uma aparição final dos recém-casados é o suficiente para satisfazer a multidão e dispersar as pessoas. Mas, essa tradição nem sempre foi cacofônica ou tratada como uma “brincadeira”
Segundo historiadores, o Charivari consistia em uma reunião do lado de fora da casa dos noivos, onde a comunidade batia panelas, chaleiras, tocava instrumentos, buzinas e outras coisas que produzissem um som muito alto para incomodá-los.
Era uma maneira de desaprovar publicamente uma união inaceitável e forçar duas pessoas a não se casarem como, por exemplo, se as pessoas acreditassem que o casamento seria algo ruim, se houvesse adultério envolvido ou grande diferença de idade entre os noivos. Além disso, charivari também era realizado pelos rapazes como forma de mostrar descontentamento quando algum estranho “tomava” a mão de uma moça que estava prometida a alguém da própria comunidade.