Gaye Holud
Gaye Holud traduzido como “cúrcuma no corpo”, é uma cerimônia de embelezamento e bênção que tem sido observada desde os tempos antigos e realizada pelos noivos do estado indiano de Bengala Ocidental e Bangladesh na manhã do dia do casamento ou alguns dias antes.
Os indianos acreditam que os recém-casados são vulneráveis ao infortúnio e ao mau-olhado, e que a cúrcuma forneça proteção contra espíritos malignos. Além disso, a cor amarela da cúrcuma é considerada muito auspiciosa para um casamento indiano e está relacionada com o início próspero da vida de casado do casal.
Essa especiaria é reconhecida por suas propriedades medicinais anti-inflamatórias e antissépticas, e também por sua ação antienvelhecimento. Auxilia como um poderoso antioxidante e purificante da pele, deixando-a macia e flexível, dando-lhe uma aparência justa e brilhante. A cúrcuma também ajuda na redução de manchas escuras, acne e na pigmentação da pele, reduz o crescimento de pelo corporal.
A cerimônia “Gaye holud” costumava ser pequena, só acontecia na casa da noiva e envolvia apenas mulheres casadas de sua família moendo açafrão no pilão e aplicando a pasta no rosto e no corpo da noiva. Mas, nos últimos tempos, tornou-se uma das mais agradáveis festividades do casamento.
Atualmente, é um evento alegre que inclui comida, risos, música e dança, realizado separadamente na casa do noivo também. Os ingredientes cerimoniais são enviados de uma casa para outra de uma maneira grandiosa.
Para essa cerimônia, a cúrcuma é feita em uma pasta com um pouco de leite, água e óleo de mostarda e, em seguida, aplicada sobre a noiva e o noivo. Após o ritual, os noivos não devem sair ou se encontrar até o casamento.
Você já conhecia essa tradição?