A origem das daminhas de casamento
Noivas à parte, daminhas e pajens costumam fazer o maior sucesso em cerimônias de casamento. É aquele momento fofo que faz todos os convidados sorrirem ou suspirarem. As damas de honra têm três possibilidades de origens, a primeira conta que na era medieval uma moça ao se casar deveria primeiro deitar com o senhor feudal e só depois poderia se deitar com o marido, por isso as damas de honra se vestiam idênticas às noivas, pois normalmente uma delas era mandada no lugar da noiva para enganar o senhor feudal. A segunda versão fala que os romanos antigos exigiam pelo menos 10 testemunhas no casamento, porque acreditavam que essas testemunhas poderiam proteger a noiva de maus espíritos e vibrações ruins. As testemunhas eram as damas de honra.
Por fim, a terceira versão conta que na Idade Média, as crianças eram o destaque, quando se vestiam lindamente para esperar a chegada da noiva na entrada do vilarejo. Elas, então, avisavam a todos da chegada da noiva e, com flores nas mãos, seguiam para a igreja.
Dessa forma, o surgimento do papel de daminhas no casamento têm uma origem bastante indefinida e controversa.
As damas continuam sendo um dos ritos matrimoniais que não se perdeu ao passar dos séculos e que é presente nas tradicionais cerimônias de casamento. Nos Estados Unidos existe uma tradição das damas de honra adultas (Demoiselles ou Bridesmaids) esse costume também e forte na Europa. As demoiselles podem substituir perfeitamente as damas pequenas, no entanto, se fizer falta, pois as crianças simbolizam pureza e inocência.
Curiosidade – na China o critério usado para escolher as damas de honra era convidar as moças consideradas mais feias da cidade para a noiva parecer a mais bela entre as moças.
Um comentário
Sistcom sistema comercial
Ótimo site!
Parabens!!!
Desejo-lhes sucesso.