Você Sabia?

Lenço irlandês

A Irlanda é uma terra cheia de histórias, lendas, encantamento e um folclore repleto de tradições de casamento que prometem adicionar algo extra especial ao grande dia de muitos pombinhos.

Uma das tradições mais populares e que ainda muito se vê nos casamentos hoje em dia é a de carregar um “lenço irlandês” como símbolo de sorte e fertilidade.

No dia do casamento é comum uma noiva carregar um lenço branco de renda costurado no vestido ou junto com o buquê, e mais tarde usá-lo para fazer um gorro ou parte da roupa do batizado do primeiro filho. Considerado um item precioso para os irlandeses, o lenço é, muitas vezes, passado de geração em geração, significando o longo histórico da Irlanda com rendas.

Essa tradição da renda está enraizada em um ato de bondade que ocorreu no século XIX, quando muitos na Irlanda estavam morrendo de fome por causa da praga da batata. Na época, as freiras ursulinas formaram escolas para ensinar mulheres e meninas a arte de fazer crochê. A renda irlandesa, como ficou conhecida, era vendida para famílias mais abastadas e o dinheiro era usado para ajudar os pobres. 

As famílias criavam seus próprios designs e passavam o padrão de mãe para filha, alguns deles foram mantidos tão secretos que desapareceram com o tempo quando os membros morreram ou migraram do país para viver em outro lugar. 

CURIOSIDADE: Há um museu na Irlanda chamado The Sheelin no Condado de Fermanagh que exibe várias peças e trabalhos em renda que existem na história do país.

Você já conhecia essa tradição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *